Login






Esqueceu a senha?
Sem conta? Criar Conta!

RSS

TORNEIOS ATIVOS
RSS - clique aqui
SUBA SEU NÍVEL
RSS - clique aqui
PÁGINA INICIAL
RSS - clique aqui

powered_by.png, 1 kB
Início seta Suba seu nível seta Detalhes do Tênis seta Passo-a-passo como organizar seu Torneio

Passo-a-passo como organizar seu Torneio PDF Imprimir E-mail

Antes de iniciar é bom ter em mente que AMADOR no dicionário Michaelis é um adjetivo definido como:
O que ama.
O que cultiva qualquer arte ou esporte, por prazer e não por profissão.

Portanto para quem ama o tênis e pratica no clube, na academia, no condomínio, no parque ou até mesmo em sua quadra particular aérea é sempre interessante e recorrente a ideia de organizar um torneio de tênis. Depois de muitos pedidos, por parte de nossos leitores, amigos e parceiros, escrevemos um tutorial que pode auxiliar os organizadores de primeira viajem.

Um torneio de tênis é um evento que pode ter diversos objetivos, ele pode ser usado para:

- Divulgar academias, clubes e quadras com fins comerciais (Um torneio pode ser um conjunto de ações para alavancar locações de quadra, aulas ou novos associados no caso de clubes e condomínios)

- Divulgar a marca de uma empresa, produto ou serviço que patrocina o evento (Pode ser um único patrocinador ou um grupo deles)

- Fazer parte de um sistema de Ranking, normalmente usado dentro de academias e clubes

- Somente confraternizar tenistas e reunir os amigos para desafios, estimulando a competição

- Mobilizar as pessoas por uma causa, por exemplo para divulgar questões sociais / filantrópicas.

Essas são algumas das mais comuns razões para realizar um torneio aberto, com certeza existem muitas outras, e muitas vezes um torneio é realizado objetivando mais de uma delas. Se você já pensou em realizar um torneio com certeza deve almejar algum objetivo ao final dele, mas trace esses objetivos no início para que depois seja mais claro decidir entre opções que podem aparecer no decorrer da organização. (Por exemplo: Se você tem como objetivo divulgar uma marca, lembre-se de dar prioridade a fase de publicidade e propaganda desse torneio, quanto melhor for feita a divulgação dessa marca dentro e fora do torneio melhor você atingirá seu objetivo).


1º PASSO

Levantamento de Dados


Depois de ter traçado seus objetivos você deve começar a imaginar o que vai precisar, materialmente falando, para que chegue ao seu torneio ideal. Claro que existe uma grande diferença entre aquilo que podemos e aquilo que queremos, mesmo assim se você deseja algo que pode ser difícil conseguir mas acredita ser tangível, o prazo tem que estar a seu favor, pra isso montar um plano com as ações e prazos de cada item é fundamental.

Nome do torneio, procure especificar junto ao nome qual é a sua edição, com número ou com o ano de realização, um logotipo para identificação é muito útil, pode até ser o mesmo do local (academia, clube, etc).

Exemplo 1
: 1º Aberto de Tênis Geração X

Exemplo 2
: Aberto de Tênis Geração X 2009


Quadras
(local e quantidade das quadras)

O local do evento é um dos pontos principais de um torneio, com base nele muitas outras ações podem ser baseadas e projetadas, por isso na prática tudo começa por escolher e analisar todos os fatores positivos e negativos do local onde você está pretendendo realizar o torneio.

Exemplo 1: Se o local que você tem disponível possui apenas duas quadras com 8 horas por dia e você quer fazer um torneio com mais de 100 competidores somente aos finais de semana, tem que estar ciente que ele pode durar meses.

Exemplo 2: Seu objetivo principal é conseguir patrocinadores que estão dispostos a pagar para estar associando suas marcas ao evento, mas o local onde você pretende efetuar o evento não permite o uso de banners (assim como em Wimbledon) então você deve rever seus objetivos iniciais ou encontrar outro lugar para realizar seu torneio.


Data de inscrição, o período de inscrição varia de acordo com o tamanho do torneio, ou seja, quantos jogadores as chaves tem, quanto maior a chave mais tempo deve-se dar para serem feitas as inscrições e seu fechamento deve ser de no máximo 3 dias antes da data de início do torneio, para que todas as chaves sejam disponibilizadas para os competidores e seja sabido quando e com quem cada um deve jogar.

Data de realização, as datas de realização são definidas de acordo com a disponibilidade de horas de quadra e essas horas de quadra definem, juntamente com a hora média de cada jogo que varia de acordo com o tipo de regra empregada na contagem dos pontos (veja Exemplo 1), a quantidade de jogos que são possíveis de serem jogados diariamente e portanto definindo também a quantidade máxima de competidores.


Exemplo 1: Em torneios de melhor de 3 sets(o terceiro em super tiebrake) o tempo médio dos jogos é de 2 horas, já incluindo o aquecimento prévio de 5 minutos e 15 minutos de tolerância máxima para aplicação de W.O. (mas isso não siginifica que todos os jogos tem 20 minutos de intervalo, isso é uma média e o tempo de atraso pode ser usado em alguns jogos de fato só que em outros jogos também pode acabar em 6/0 6/0 em 40 minutos e assim equilibrar o tempo total).

Conclusão, a fórmula que define quantos jogadores podem ser inscritos no torneio está diretamente ligada a quantidade de horas de quadra disponíveis e a fórmula de pontuação empregada nos jogos que acaba gerando uma previsão da duração média de cada jogo.


Exemplo 2: Em torneios com set profissional (até 8 games) o tempo média de duração dos jogos é de 1 hora e 30 minutos, já contabilizando 5 minutos de aquecimento e 20 de tolerância.


Tipo de evento, torneio aberto de simples, torneio aberto de simples e duplas, com as variações de masculino e feminino para cada um.

Organizador/responsável, é importante saber quem é o responsável pelo evento e essa pessoa, no máximo duas pessoas, tem as decisões mais relevantes do torneio nas mãos. Colaboradores devem ser sempre agregados e atribuições claras para cada um devem ser dadas, assim os responsáveis gerais ficam menos sobrecarregados e pessoas com competências específicas podem elevar o nível de cada área do torneio. Sendo assim uma boa divisão de tarefas seria:

- Diretor geral (é o responsável por tudo e todos e tem que estar cordenando todas as áreas do evento, portanto tem que saber ser chefe, o que a maioria das pessoas não sabe ser)

- Responsável operacional do tênis (faz gerenciamento das chaves, marca jogos, controla tempo e tudo aquilo que é ligado diretamente ao tênis, deve ser alguém com melhor conhecimento sobre tênis e respeitado pelos jogadores)

- Responsável financeiro (essa função está ligada a tudo aquilo que diz respeito a dinheiro, custos e negociações, ele deve ter ótimo relacionamento pessoal e ter uma boa rede de contatos úteis)

- Responsável estrutural (nessa função tudo pode acontecer, o responsável por ela deve ser multitarefa e resolver todo tipo de problema que aparecer, para que a estrutura idealizada seja executa o mais próximo da perfeição possível).

Taxa de Inscrição, o valor da taxa de inscrição é sempre recomendado que seja o menor possível para que seja atraente para os tenistas e assim conseguir preencher todas as vagas da chave, depois de colocar na ponta do lápis quantos jogadores o torneio pode suportar e quais os custos previstos para executar todas as fases do torneio. Dinovo tudo está baseado em quais os objetivos prioritários do torneio.


Exemplo: Se o torneio tem como objetivo principal a divulgação de uma marca com um patrocinador, ou diversos, a maior parte dos custos do torneio pode ser paga pelo patrocínio e o valor das inscrições podem ser mais baixos tendo até recursos revertidos para a satisfação dos competidores (com energéticos, águas, toalhas, etc), público e/ou entidades filantrópicas (o que é muito bom também, já que o evento acaba tendo uma razão mais nobre e vital em causas sociais maiores).

Exigências, especifique se existe algo de especial que pode impedir ou barrar a participação de qualquer pessoa.

Exemplo 1: Não permitir a participação de jogadores inscritos fora de sua categoria, seu nível de jogo.

Exemplo 2: Informar que o jogador pode fazer dois jogos, ou mais, em um único dia.


Categorias, informe detalhadamente quais são as divisões de categorias do torneio, por nível, por idade, por sexo, etc.

Regras, como mencionado anteriormente definir o tipo de pontuação do torneio vai refletir diretamente no tempo de jogo de cada partida e portanto no tempo total do torneio, se tiver horas de quadra suficiente o recomendado é utilizar o sistema de melhor de 3 sets, sendo o terceiro de desempate feito em super tiebrake até 10 pontos. Agora para encurtar um pouco o tempo de jogo de cada partida existem alternativas como o sistema de no ad (sem vantagem) que já é amplamente empregado em torneios profissionais de duplas ou fazer cada partida com um set profissional até 8 games. Se o caso de falta de tempo é extremo lembre-se de gerenciar também os minutos de descanso entre as viradas de quadra, de no máximo 2 minutos, embora a maioria dos jogadores amadores nem utilizem esse tempo todo.

Local das inscrições, muitos locais físicos para efetuar inscrições facilitam a vida dos tenistas mas ao mesmo tempo devem ser bem gerenciadas para não ocorrerem erros e desemcontros. O ideal e mais prático para todos é montar um sistema de reserva por telefone, e-mail, etc e o pagamento por depósito em conta, melhor que isso só mesmo um sistema on-line de inscrições com pagamento via boleto e cartões de crédito. Evite ao máximo deixar que o jogador pague a inscrição no dia do primeiro jogo, pois caso ele não apareça além de ficar com um jogo em W.O. uma inscrição pode ser perdida.

Endereço do torneio com mapa para os competidores chegarem corretamente.


Agora esse levantamento dos dados iniciais, com base em suas análises dos objetivos traçados, já podem ser apresentados e registrados em uma planilha de dados.


2º PASSO

Materiais e Peças de uso no torneio

Peças de apoio e uso no torneio

- Troféus (com nome e/ou logo do torneio, funciona como uma peça publicitária também, já que ele é algo que os tenistas devem apreciar)

- Guarda-sois (é possível nesta peça usar o espaço para publicidade, seja com logo do torneio ou de patrocinadores)

- Placar (pode ser um placar manual simples que o pegador atualiza a cada virada de game ou pode ser eletrônico como este, e ter patrocinador também)

- Cadeira para juiz (uma peça onde existe uma boa área para uso de banner acoplado a ela, isso caso o torneio tenha juiz de cadeira)

- Cadeiras, Mesas e Tendas (uma área para a organização do torneio se estabelecer é muito útil caso a área do evento não tenha algo definitivo)

- Água e repositores energéticos para os jogadores, frutas, etc (um cooler para armazenar tudo com gelo é muito usado também)

- Chaves impressas, muito importante serem divulgadas no local do evento para que todos acompanhem o evento (e atualizadas sempre)

- Sistema de som, com possiblidade de uso de microfones nos jogos finais, ou até mesmo em sua totalidade caso não atrapalhe os jogos em locais com quadra lado a lado

- Lembre-se de recrutar colaboradores e ajudantes, são muito importantes

- Caso o torneio tenha pegadores de bola cuidado com as regras de emprego, em alguns estados é proibido o uso de crianças nesta função

- Várias outras peças podem ser úteis, uma ambulância, kit de primeiros socorros e até mesmo um desfibrilador podem ser exemplos interessantes, embora pouco vistos.


3º PASSO
Captação de recursos (patrocínio)

A captação de recursos em um torneio de tênis é uma área que se assemelha muito a captação de recursos para qualquer outro tipo de evento, seja esportivo ou não, patrocinadores sempre estão dispostos a ligar suas marcas aos eventos que tenham visibilidade de qualidade atingindo seu público alvo e de preferência visto por um número maior de pessoas, mais nem sempre isso é essencial já que nesse caso qualidade pode ser mais importante que quantidade.

Fazer um plano de venda dos espaços que um patrocinador pode comprar no torneio é algo que é bem útil na hora de vender seu projeto, além é claro de ter como munição números e metas que seu torneio pretende atingir e como isso pode ser interessante para seus apoiadores e patrocinadores. Normalmente um patrocinador é quem entra de fato com dinheiro no evento e apoiador é quem trocou seus serviços ou produtos por visibilidade de sua marca ligada ao evento, assim a visibilidade de cada tipo de patrocínio deve ser diferente e pensada.

Exemplo: O patrocinador do torneio adiciona o nome de sua empresa como título do evento e tem sua marca visível em todas as peças ligadas ao torneio, com destaque máximo, e os outros apoiadores do evento são apresentados somente em peças pré-determinadas e de acordo com as negociação de permuta com cada apoiador.

Se já existiu uma edição anterior do torneio junte tudo de bom que aconteceu no evento, publicidade do evento na mídia, fotos, vídeos, números e apresente seus atrativos da melhor forma possível. Você pode se aprofundar mais nessa área e pesquisar sobre como conseguir melhores resultados em diversos lugares pela Internet e em livros específicos.


4º PASSO
Divulgação e Publicidade (do torneio)


Peças de divulgação do torneio (numerado em ordem de prioridade)

1 - Cartaz
Essa é uma peça indispensável na divulgação de um torneio, nele todas as informações importantes sobre o torneio serão incluídas, ele pode ser criado e impresso em um formato padrão A3 que é muito usual em gráficas rápidas e que tem custos acessíveis.

2 - Camiseta (idem para Toalhas e Bonés)
A elaboração da camiseta acabou se tornando algo muito usado nos torneios de tênis, por vários motivos, nela é possível divulgar o torneio e seus patrocinadores e ainda brindar competidores e colaboradores com algo de uso irrestrito. Se seu torneio tem patrocinadores com certeza essa peça é algo útil e que pode lhe custar pouco ou até nada, já que parcerias com malharias e confecções podem ser feitas, assim elas podem entrar como patrocinadores do evento em troca dos produtos e serviços prestados. Por isso capriche no seu design, quanto mais bonita melhor e mais usada a peça será.

3 - Site
Montar o chamado hotsite para o evento vem sendo algo cada vez mais útil, as pessoas de modo geral estão mais conectadas e fazendo uso das ferramentas de conectividade para se informar sobre assuntos diversos, e a comunidade de tenistas é muito plugada, usando muito a Internet para buscar todo tipo de informação sobre o esporte, já que os meios de comunicação de massa brasileiros mais comuns, como rádios, tvs e jornais, na maioria dos casos desconhecem a existência de outros esportes diferentes do futebol. Se tiver como montar uma página simples, mas bem feita, na Internet será muito útil para diversos interessados, existem até ferramentas gratuitas como blogs que podem ser "adaptados" para serem utilizados como sites de torneios.

4 - Newsletter
Essa é uma possibilidade se você já tem um banco de endereços de e-mail e quer divulgar, para essas pessoas do mailing, o seu evento. Se você ainda não tem nenhum e-mail de tenista, então já nos dados de inscrição dos tenistas solicite endereço de e-mail válido, assim seu mailing será iniciado e para os demais eventos você poderá aumenta-lo.

5 - Banner
Fazer banner(s) de tamanho grande, que podem ser fixados em locais de grande circulação de pessoas é algo que pode ser útil, cuidado para não ferir com as leis de publicidade em vias públicas, pois isso em algumas cidades pode lhe dar alguma dor de cabeça com até mesmo perda de receita e de inscritos. Nesse banner informações você deve ser obrigado a selecionar somente algumas informações, por isso veja qual é o seu foco e priorize aquilo que interessa mais.

6 - Adesivos
Criar adesivos do torneio pode ser útil como brinde e caso precise incluir o logo do torneio em algum lugar de divulgação de modo fácil e prático. Mas ele fica muito mais eficaz se unido ao endereço do site, onde os interessados podem conseguir maiores informações sobre o evento.

7 - Anúncios
- Jornais
- Rádios
- TVs
- Revistas
- Portais da Internet
etc... o plano de ação dentro desses veículos vai depender muito de quais são seus objetivos e de qual tamanho pretende ser o seu evento. Tentar fazer parcerias e permutas é algo que funciona bastante com rádios, jornais, revistas e até afiliadas de tv dentro de cidades ou comunidades menores, mas esteja pronto(a) para ouvir algumas negativas e continue a tentar. Muitas vezes existem veículos que divulgam gratuitamente seu evento, na Internet um exemplo é o nosso portal
www.torneiosdetenis.com.br que já virou ponto de referência na divulgação de torneios abertos amadores no Brasil.


5º PASSO
Execução


Nos dias de realização do torneio é quando tudo se prova, e se os passos anteriores foram bem feitos fique certo de que seu torneio será um sucesso e você atingirá seus objetivos. Nos dias de torneio tente chegar ao local do evento no mínimo 1 hora antes para armar e preparar toda a estrutura adequadamente e iniciar os jogos no horário marcado. Lembre-se de se alimentar, as vezes isso é deixado em segundo plano, mas seu evento precisa que esteja 100% bem para conseguir atingir seus objetivos.

Em caso de chuva, com quadras descobertas, os jogos devem ser remarcados. Por isso é importante que planeje algumas horas extras de quadra caso ocorra algum contratempo de força maior como este.

Medir a altura da rede no centro e colocação dos postes de simples e duplas na altura correta é algo que pode ser feito diariamente, leia nas regras do jogo de tênis.


TORNEIO EXEMPLO

1º PASSO

3º Torneio CCAA Guapira
Início 18 de julho
Data limite 20 de setembro (com dois fds de reserva até essa data)
Horário inicial 4 dias das 08 às 20 horas 96 horas | 12 jogos por dia e 6 por quadra
Horário meio 6 dias das 12 às 20 horas 96 horas | 8 jogos por dia e 4 por quadra
Horário fim 6 dias das 12 às 18 horas 72 horas | 6 jogos por dia e 3 por quadra
Quadras 2 quadras disponíveis
Horas totais 264 horas disponíveis
Jogos possíveis 132 com 2h de média
Nº de inscritos 116
Nº de jogos 112

Data: início em 18 Julho, término em 20 de setembro de 2009

Data de inscrição: até 10/07/2009

Lugar: Clube Guapira (São Paulo, Jaçanã)

Tipo de evento: Torneio aberto de simples

Organizador/responsável: Paulo (tel. 8495-0373)

Taxa de Inscrição: R$ 30,00 + pegador (R$ 2,00 por jogo)

Exigências: Tolerância de no máximo 15 minutos

Premiações: Camiseta para todos os inscritos, Troféu para 1º e 2º em todas as categorias + brindes e na categoria Avançado + 150 reais para o campeão e 50 reais para o vicecampeão

Categorias: Avançado, Intermediário e Principiante

Quadra(s): 2 quadras de saibro

 
Regras: Eliminatório - melhor de 3 sets sendo o 3º set super tie-break até 10

Endereço: Rua Dr. José Camargo Aranha, 404 - Jd. Guapira - São Paulo - SP

Fones: (11) 2249-9100 / 2243-8299 (Clube Guapira)

Inscrições: Com Teresa pelo telefone (11) 2203-3825 ou (11) 8116-9511 e também direto na Diretoria de Esportes do Clube Guapira

Site:
http://www.ccaaguapira.com.br

Chaves:
FEITAS E PUBLICADOS NO SITE WWW.TORNEIOSDETENIS.COM.BR

 
Observações importantes sobre as chaves:
1 - Todos os confrontos são feitos de acordo com o sorteio dos jogadores na chave, feito dia 15 de julho no Clube Guapira, assim os jogadores que tem maior número de jogos até a final também são provenientes deste sorteio aleatório.
2 - Os horários solicitados previamente para a organização por alguns jogadores foram respeitados para a primeira rodada, nas rodadas seguintes, caso estes jogadores ganhem, os horários já não podem mais ser garantidos dentro do solicitado, já que as variáveis são diversas.
3 - As chaves estão afixadas no Clube Guapira assim que o torneio iniciar.

4 - O limite máximo de tolerância para que não seja decretado W.O. é de 20 minutos com o jogador na quadra pronto para iniciar o bate bola.
 
2º PASSO
Este torneio teve:

- Troféus

- Guarda-sois (com nome de apoiador estampado nele, fornecido pelo próprio)

- Placar (já disponível na quadra)

- Cadeira para juiz (somente nas finais e pagos com dinheiro das inscrições)

- Cadeiras, Mesas e Tendas (já disponível na quadra)

- Água e barra de cereais para os jogadores (em permuta com apoiadores)

- Chaves impressas

- Sistema de som (somente nas finais).


3º PASSO
Com patrocinadores e apoiadores foi conseguido quase todo tipo de material necessário para a realização do evento, portanto o valor das inscrições foi revertido dentro do próprio torneio e um churrasco de confraternização para todos os integrantes é organizado.


4º PASSO
1 - Cartaz
FEITO POR COLABORADORES

2 - Camiseta
FEITA E PAGA POR UM PATROCINADOR, DOADA PARA OS COMPETIDORES

3 - Site
NÃO FEITO

4 - Newsletter
FEITO ATRAVEZ DO TWITTER DO SITE WWW.TORNEIOSDETENIS.COM.BR

5 - Banner
NÃO FEITO

6 - Adesivos
NÃO FEITO

7 - Anúncios
WWW.TORNEIOSDETENIS.COM.BR GRATUITAMENTE


5º PASSO
A execução foi conforme o previsto e apesar da chuva tudo saiu corretamente com os finais de semana de reserva que já estavam previstos anteriormente e a divulgação dos adiamentos aos competidores pelo site www.torneiosdetenis.com.br


ESTE TUTORIAL ESTÁ SENDO CONSTANTEMENTE ATUALIZADO, COMENTE

Comentários
Pesquisar
quantidade de bolas
Eduardo Fonari 2009-09-06 22:37:33

Caro amigo como posso quantizar o número de jogos de bolas que necessitarei para
um torneio?
Um por jogo?
Desde ja agradeço atenção e parabenizo pelo espaço
muito bem disposto e extremamente útil.
Eduardo
RE: quantidade de bolas
Administrator 2009-09-07 00:16:42

Caro Eduardo,
em torneios profissionais, uma bola não é usada por mais que 9
games em um jogo. Basta esse curto período para que surjam pequenas deformações
na superfície da bola, prejudicando o jogo dos melhores do mundo, já que eles
batem muito forte nas bolas.

Mas para amadores as bolas podem durar muito mais
que isso, depende da qualidade da bola, das condições em que é usada e também do
nível dos jogadores.

Se tiver como colocar um tubo de bola para cada jogo de
seu torneio é o ideal, mas caso seja necessário usar mais de uma vez o mesmo
tubo sugiro que use-o nas categorias de iniciantes onde os golpes são menos
potentes e com menor precisão.

Abraços,
Zette
nelson 2009-10-08 10:45:23

Gostaria de saber como colocar nas chaves as cabeças de chaves.
RE:CB DE CHAVE
Administrador 2009-10-09 04:51:31

Não entendi sua pergunta.
Chaves
tereza 2009-12-02 18:53:05

Como se organizam as chaves? Quais critérios devo adotar ao iniciar um
campeonato?
e depois, quando há ranking formado, como devo formar as chaves
para um novo torneio?
Chaves
Tereza 2009-12-03 15:13:33

Tereza é simples. Expliquei para o Paulo outro dia.

As chaves devem ser sempre
de 4, 8, 16, 32, 64... e assim por diante, mas nem sempre o número de inscritos
é redondo. Sendo assim uma solução que pode ser usada é montar uma outra chave
menor, de 4 jogadores por exemplo, para assim entrarem na chave principal do
torneio. E o ranking pode definir que joga esse "Qualificatorio" antes e
quem já entra direto na chave.

Caso vc tiver menos tenistas, por exemplo menos
de 32 uns 28 pode colocar os cabeças de chave da primeira rodada sem jogar
entrando de Bye.

Deu pra entender?

Abraços,
Zette
chaves para organizar torneios
luiz von paumgartten costa 2010-01-11 21:26:08

boa noite
gostaria de saber onde consigo o programa para confecção de chaves de
torneio de tenis.
desde já agradeço a atenção
luiz von
como posso montar chaves, tendo 26 inscritos
venicio de oliveira cardoso 2010-06-19 19:57:02

Gostaria de saber como posso montar chaves para um torneio, tendo 26 inscritos?
Anônimo 2010-07-01 16:13:02

eu quero a cor da quadra de handebol
chave de torneios
andre 2010-07-20 22:16:22

Sera q tem algum programa de pc, p montar chave?
programa para chave
andre 2010-07-20 22:19:23

Tem algum programa na net para fazer chave.? Qual?
RE: PROGRAMA PARA CHAVE
ADM 2010-07-21 22:57:42

Tem sim,
coloquei o link dinovo aqui na área de download do site, ele é
meio pesado e tivemos que retirar do ar para economizar espaço, mas já
que vc está precisando alguém mais pode precisar e por isso aí vai:

http://www.lattinmedia.com.br/torneiosdetenis/i...

Abraços,
Zette
RE: PROGRAMA PARA CHAVE
ADM 2010-07-21 22:59:20

P.S. Ele é meio complicado e ainda estou a procura de um software mais amigável
que realmente resolva os problemas de quem quer organizar um torneio de tênis,
quem sabe a ATP doa seu software para nós amadores um dia. Sonho meu...
Torneio
Cesar Motta 2010-10-08 10:50:53

Bom dia,

administro um condomínio em balneário camboriú e temos uma quadra de
tênis, gostaria de promover um torneio de tênis rápido, tipo só por 1 set e não
partida completa, pois a grande maioria dos proprietários sóvem nos fins de
semana e feriados.

Vocês teriam alguma idéia?

Obrigado e parabéns pelo
site
Anônimo 2011-06-06 21:32:42

achei interessante essa materia
torneio de tenis
HIRAM 2011-06-06 21:33:34

leia e mto interessante
re: chave de torneios
Ailson Oliveira de França 2012-05-16 14:50:04

andre escreveu:
Sera q tem algum programa de pc, p montar chave?
Chaves de torneio
Ailson Oliveira de França 2012-05-16 14:50:48

tem algum modelos de montar chaves
Somente usuários registrados podem escrever comentários!

3.21 Copyright (C) 2007 Alain Georgette / Copyright (C) 2006 Frantisek Hliva. All rights reserved."

 
GNU/GPL 2014 Torneios de Tenis
Tenis vicia, aprecie com moderação.
extra contraindications prednisone and zoloft how to stop taking estradiol xanax late pregnancy what if you take two cialis pills at once viagra jackets inexium viagra porn video hydrocodone cats maxa hydrocodone dose german xanax homemade hydrocodone how to iv ambien lorazepam acne can i take metabolife while on lexapro zyrtec d male impotence xanax male fertility melatonin and valium bolest cialis inexium english name can accutane cause infertility in men bringing xanax on a plane valium percocet interaction lorazepam high feeling hydrocodone and sex pros of lorazepam how much do people charge for one xanax whats a good substitute for hydrocodone wellbutrin with norco accutane erection can i take pseudoephedrine with xanax how to enhance xanax can you get clomid over the counter transition from zoloft to cymbalta viagra cost in mercury drug can you smoke valium can you take cyclobenzaprine with hydrocodone viagra prag lamictal and grapefruit juice chinese xanax chantix and hydrocodone blue cross blue shield federal cialis viagra before colonoscopy xanax 250mg over the counter hydrocodone substitute hydrocodone and a glass of wine valium legal or illegal clomid in spanish nextdaytramadol valium coffee inject cymbalta buspirone and lorazepam tussionex and ambien cymbalta lyf ordering vasomax forced viagra roaccutane thailand prednisone vr 250 prednisone and emotions phentermine streetname vytorin producer prednisone controlled substance ambien suicide viagra erotic stories hydrocodone day after how long after taking valium can i breastfeed how to freebase hydrocodone valium elixir xanax 250mg street value of hydrocodone 349 help paying for cymbalta online doctor consultation hydrocodone hydrocodone watson 853 is viagra dangerous for teenagers slang for viagra hydrocodone with flu zoloft and sudafed how to get the best high from hydrocodone vaginal bleeding after xanax phenobarbital and tramadol difference between volume, xanax 15 mg hydrocodone high cymbalta schedule order xanax blister packs cialis angeles city hydrocodone how to blow how much hydrocodone should snort phentermine male sex wellbutrin xl discount card estradiol extraction soma vacuum device valium and congestive heart failure shelf life of prednisone watson 349 hydrocodone street value